PROCEDIMENTOS

TRATAMENTO DE QUEIMADURAS

A importância do cirurgião plástico no tratamento das queimaduras é tão significativa que a queimadura é considerada área de atuação do cirurgião plástico.


A atividade do cirurgião plástico se dá tanto na fase aguda quanto na sequela da queimadura. Na fase aguda da queimadura o objetivo é promover a cicatrização da área queimada. Este processo depende da origem e profundidade da área atingida. O tratamento cirúrgico da fase aguda pode começar com uma simples remoção do tecido desvitalizado chegando aos retalhos e enxertias de pele.


Para o tratamento da sequela os tratamentos são na maioria das vezes também multidisciplinares. Mais especificamente à atividade do cirurgião plástico as técnicas empregadas visam em primeiro lugar devolver ou preservar a função e ao mesmo tempo promover a melhoria estética das cicatrizes, retrações ou outras consequências da queimadura.

 

CÂNCER DE PELE

O diagnóstico de câncer de pele causa um certo receio nos pacientes, mesmos nos casos de lesões não melanoma. Afinal, todo procedimento causa alguma cicatriz, e estas quando são na face, sempre são mais temerosas.

A cirurgia plástica dos tumores de pele visa remover toda a lesão com margens de segurança e reconstruir o local da forma mais estética possível.

 

CORREÇÃO DE CICATRIZES

As cicatrizes são sinais visíveis que permanecem após uma ferida ser cicatrizada, sendo resultado inevitável de lesão ou cirurgia, e seu desenvolvimento pode ser imprevisível. Todo o procedimento cirúrgico gera uma cicatriz. A má cicatrização pode contribuir para o surgimento de cicatrizes inestéticas.

A cirurgia de correção de cicatriz é realizada para reduzir a já existente, assim como tentar deixar mais uniforme com o tom e a textura da pele. Mas mesmo assim vale lembrar que uma cicatriz não pode ser apagada completamente.

 

BICHECTOMIA

A Bola de Bichat é uma estrutura da face, que se estende por quase toda a face lateral do rosto, composto por uma bolsa de gordura. Ela pode dar um aspecto mais arredondado ao rosto quando apresenta um volume mais avantajado.

A retirada desta bolsa de gordura, visa dar um aspecto mais fino ao contorno facial, quando o paciente apresenta peso ideal. Pode ser realizado tanto em homens como em mulheres, com idade mínima de 16 anos.

 

BLEFAROPLASTIA – CIRURGIA DE PÁLPEBRAS

O procedimento proporciona uma aparência rejuvenescida na área dos olhos, dando um ar mais descansado e alerta ao olhar. Alguns pacientes apresentam prejuízo na visão devido aos excessos cutâneos nas pálpebras, este problema também pode ser resolvido com o procedimento.

 

Nesta cirurgia, removemos os excessos de pele das pálpebras e também das bolsinhas de gordura. Pode ser realizado nas pálpebras superiores ou inferiores, e também pode ser feito em ambas no mesmo procedimento.

 

RITIDOPLASTIA – LIFTING FACIAL

A cirurgia da face melhora sinais de envelhecimento visíveis no rosto e pescoço.

Neste procedimento podemos abordar: a flacidez no terço médio da face; linhas profundas abaixo das pálpebras inferiores; sulco naso-labial, conhecido como bigode chinês; perda do tônus muscular na face inferior, podendo causar papada; flacidez de pele e depósitos de gordura sob o queixo e mandíbula; as perdas ou deslocamentos da gordura facial.

Este procedimento pode ser associado a lipoaspiração e enxertia de gordura na face.

 

 LIFTING DE SOBRANCELHAS

Este procedimento tem por objetivo elevar ou reposicionar o supercílio.

A cirurgia não anulará os efeitos da gravidade ou o processo de envelhecimento natural ao longo dos anos que levam a frouxidão e queda dos tecidos.

 

MENTOPLASTIA – CIRURGIA DO QUEIXO

É o procedimento cirúrgico para remodelar o queixo, proporcionando equilíbrio entre as estruturas faciais. Pode ser realizada através de implantes ou com cirurgia ortognática (esta realizada por cirurgiões craniofaciais ou bucomaxilofacial).

Uma alternativa a mentoplastia é o preenchimento do queixo com ácido hialurônico.

 

OTOPLASTIA – CIRURGIA DE ORELHAS

Orelhas proeminentes ou malformadas podem provocar incômodos e prejudicar a autoestima, principalmente em crianças. A cirurgia de orelhas pode melhorar a forma, posição, simetria e a proporção das orelhas na face.

A cirurgia corrige um defeito na estrutura das orelhas presente desde o nascimento, que se torna aparente com o desenvolvimento, ou trata orelhas deformadas causadas por lesão, melhorando o equilíbrio e harmonia do rosto.

O procedimento pode ser realizado em crianças a partir dos 6 anos de idade, que é quando a cartilagem das orelhas já é estável suficiente para a correção.

 

RINOPLASTIA – CIRURGIA DE NARIZ

A rinoplastia tem como objetivo melhorar a aparência estética do nariz, assim como a função respiratória.

Podemos melhorar a proporção nasal em relação a face do paciente, a largura do dorso nasal, formato e estrutura da ponta nasal, adequar o perfil do nariz, reduzir e harmonizar as narinas. O formato do nariz é geralmente dado pele hereditariedade, mas traumas, lesões ou cirurgias previas também podem modificar a sua estrutura.

O procedimento pode ser realizado em qualquer pessoa saudável, e em adolescentes após a finalização do crescimento facial, por volta dos 15 anos.

 

LIPOASPIRAÇÃO

A lipoaspiração é um procedimento médico cirúrgico utilizado para remover gordura localiza. Também pode ser associado a outros procedimentos para melhorar o contorno corporal. Não é um procedimento para emagrecimento, ele não substitui prática de exercícios físicos e bons hábitos alimentares.

As regiões mais comumente lipoaspiradas são: abdômen, cintura, costas, culotes, interno das coxas, braços, pescoço e joelhos.

 

Existe um limite máximo de quantidade de gordura corporal que pode ser eliminada, por isso, o paciente dentro do peso ideal ou com um pequeno sobrepeso, são os melhores candidatos ao procedimento.

 

ABDÔMEN – ABDOMINOPLASTIA

Na abdominoplastia remove-se o excesso de gordura e de pele e, na maioria dos casos, restaura os músculos enfraquecidos ou separados, criando um perfil abdominal mais suave e tonificado. Os resultados são tecnicamente permanentes, mas podem diminuir muito devido a oscilações significativas no peso. Por esta razão, pessoas que estão planejando perder muito peso ou pessoas que consideram futuras gestações são aconselhadas a postergar a cirurgia de abdominoplastia.

 

É importante estar saudável, sem patologia que possa prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia, não fumar e ter expectativas realistas sobre a cirurgia. A cirurgia de abdominoplastia não é um substituto à perda de peso e não corrige estrias.

 

CONTORNO CORPORAL – BODY LIFTING

O body lifting ajuda a ter um contorno corporal mais delineado e jovem, ele melhora a forma e o tônus dos tecidos subjacentes que sustentam gordura e pele. Gordura em excesso e flacidez de pele são removidas para tratar problemas causados, em parte, pela baixa elasticidade dos tecidos. Pode ser realizado na área abdominal, localmente ou se estendendo em torno das laterais, na área inferior das costas, no glúteo, que pode ser baixo, plano ou em forma irregular, na virilha e na coxa, incluindo a parte externa, interna, posterior ou circunferencialmente. 

O body lifting não se destina à remoção do excesso de gordura, que pode ser feito com lipoaspiração, onde a pele tem boa elasticidade e é capaz de estar em conformidade com o novo contorno do corpo. Nos casos em que a elasticidade da pele é precária, uma combinação de técnicas de lipoaspiração e de lifting pode ser recomendada.

 

LIFTING DE BRAÇO – LIFTING BRANQUIAL OU BRANQUIOPLASTIA

O lifting de braço reduz o excesso de pele e de gordura entre a axila e o cotovelo, remodela o braço deixando a pele mais lisa e com contornos suaves, resultando em aparência tonificada. O exercício físico pode fortalecer e melhorar o tônus muscular do braço, mas não trata o excesso de pele que perdeu elasticidade ou os tecidos subjacentes enfraquecidos e a gordura localizada.

Se a parte inferior dos seus braços é flácida devido ao excesso de pele e de gordura, o lifting de braço é indicado. Para realizá-lo, é importante estar saudável, não estar acima do peso, estar com o peso estável, sem patologia que possa prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia, não fumar e ter expectativas realistas sobre a cirurgia. Para que se obtenha melhora na sua imagem, a cicatriz será na parte interna do braço.

 

LIFTING DE COXA – LIFTING CRURAL

O lifting de coxa remodela as coxas, reduzindo o excesso de pele e, em alguns casos, a gordura, resultando em uma pele mais lisa e contornos mais proporcionais das coxas e dos membros inferiores. Para se candidatar a esse procedimento é importante estar saudável, sem patologia que possa prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia, não fumar, ter um estilo de vida saudável (alimentação e exercícios) e ter expectativas realistas sobre a cirurgia.

O lifting de coxa não tem o propósito exclusivo de remoção do excesso de gordura. A lipoaspiração remove o excesso de depósitos de gordura, onde a pele tem boa elasticidade e é capaz de entrar em conformidade com o novo contorno do corpo. Nos casos em que a elasticidade da pele é precária, uma combinação de técnicas de lipoaspiração e de lifting de coxa pode ser recomendada.

 

PÓS BARIÁTRICA

Após a cirurgia de redução de peso, ou qualquer perda substancial de peso, a pele e os tecidos, muitas vezes, não têm elasticidade e podem não estar em conformidade com o tamanho reduzido do corpo. Como resultado, os braços podem ficar flácidos, as mamas podem achatar e ficar com mamilos apontados para baixo, o abdômen pode se estender nas laterais e na zona inferior das costas, o que resulta em uma saliência semelhante a um avental, as nádegas, a virilha e as coxas podem apresentar flacidez, ocasionando bolsas suspensas de pele.

 

Nesses casos a intervenção cirúrgica de contorno corporal melhora a forma e o tônus do tecido subjacente, que sustenta gordura e pele, e remove o excesso de gordura e flacidez da pele. O resultado é uma aparência mais normal do corpo, com contornos suaves. Antes de decidir se submeter ao procedimento, a perda de peso deve estar estabilizada, pois se continuar a perder peso, a flacidez vai reaparecer e se o peso for rapidamente recuperado, você traumaticamente estressará sua pele já enfraquecida, causando estrias e cicatrizes alargadas na pele.

 

REDUÇÃO DE MAMA MASCULINA – GINECOMASTIA

A redução de mama para os homens é a correção cirúrgica das glândulas mamárias demasiadamente desenvolvidas ou grandes, ou que apresentam excesso de gordura localizada no peito. A ginecomastia é uma condição comum em homens de qualquer idade, podendo ser resultado de alterações hormonais, condições de hereditariedade, doença ou utilização de certas medicações. A ginecomastia pode causar desconforto emocional e prejudicar a autoconfiança. 

A ginecomastia pode ocorrer unilateral ou bilateralmente. O procedimento de redução é uma boa opção quando o desenvolvimento da mama se estabilizou, mas também pode ser executada em adolescentes, com a associação de procedimentos secundários, devido à continuidade do desenvolvimento da mama.

 

MAMOPLASTIA DE AUMENTO

A cirurgia de aumento de mama utiliza implantes para dar volume aos seios ou restaurar o volume mamário perdido após perda de peso ou gravidez. O procedimento pode aumentar o tamanho e projeção de seus seios, melhorar o equilíbrio de seu corpo e melhorar a sua autoestima e autoconfiança. Os implantes também podem ser utilizados para reconstruir a mama após a mastectomia ou lesão. Também é indicado se houve a perda de forma e de volume após a gravidez, perda de peso ou envelhecimento, se os seios diferirem em tamanho ou forma, ou uma ou ambas as mamas não se desenvolveram normalmente.

A mamoplastia de aumento não corrige seios severamente caídos. Se você deseja um resultado que corrija a flacidez, o procedimento de elevação da mama pode ser realizado ao mesmo tempo que o aumento de mama ou, então, pode ser necessária uma segunda cirurgia. 

 

MAMOPLASTIA REDUTORA

A redução de mama remove o excesso de gordura, o tecido glandular e a pele para atingir um tamanho de mama proporcional com o seu corpo e aliviar o desconforto associado com seios muito grandes. Seios excessivamente grandes podem causar problemas emocional e físico. O peso do tecido mamário em excesso pode prejudicar sua capacidade de levar uma vida ativa, causando desconforto e dor na lombar.

 

O procedimento pode ser uma boa opção se sente que os seios limitam a atividade física e causam dor nos ombros, pescoço e costas, percebe marcas das alças do sutiã, irritação na pele abaixo do sulco da mama, os seios estão flácidos e pendentes, o mamilo está abaixo do sulco da mama quando seus seios não são sustentados e/ou você tem aréolas alargadas e pele flácida.

 

LIFTING DE MAMA – MASTOPEXIA

A mastopexia reposiciona a aréola e o tecido mamário, removendo o excesso de pele e comprimindo o tecido para compor o novo contorno da mama. Às vezes, a aréola torna-se alargada ao longo do tempo, e a mastopexia poderá reduzi-la. O procedimento pode ter um caráter rejuvenescedor, já que o perfil conseguido no pós-operatório é o de uma mama jovem e firme.

 

A cirurgia não altera, significativamente, o tamanho dos seios ou preenche a parte de cima da mama (colo). Se você quiser ter mamas mais volumosas, considere a cirurgia de aumento. Se desejar seios menores, considere a combinação de elevação da mama e cirurgia de redução.

É indicado para quem está incomodada com a sensação de que os seios perderam a forma e o volume, ou têm forma alongada (pendente). Quando o seio não está sustentado, os mamilos se posicionam abaixo do sulco da mama. Ou os mamilos e aréolas apontam para baixo, apresentando pele flácida e aréolas alargadas, ou uma das mamas é mais baixa que a outra.

 

PEELING QUÍMICO

O peeling químico é indicado para obter-se uma pele mais suave e jovem, melhorando o aspecto geral da pele, removendo as camadas exteriores danificadas. Também pode ser utilizado no pescoço e mãos. Melhora acne ou cicatrizes de acne, manchas senis, rugas, sardas, pigmentação irregular da pele, pele áspera e descamativa, cicatrizes, e pele danificada pelo sol.

Os produtos químicos usados são fenol, ácido tricloroacético e ácidos alfahidróxidos. Cada um tem uma finalidade diferente. A fórmula utilizada pelo seu médico será ajustada para atender às suas necessidades específicas. Após um peeling químico superficial a pele se refaz em um a quatro dias; já os peelings médios e profundos constituem uma ferida cuja cicatrização inicia-se em 24 horas e se completa dentro de sete a 15 dias.

Não é recomendado se houver exposição solar, durante a gravidez, se existir alguma “ferida” aberta no local a ser tratado, se estiver sob estresse físico e mental ou apresentar hábito de “cutucar” a pele. Proteção solar adequada é imprescindível.

 

PREENCHIMENTO CUTÂNEO

Um dos principais objetivos dos preenchedores é repor o volume da face, aumentar lábios finos, melhorar contornos superficiais, suavizar rugas faciais, eliminar rugas e melhorar a aparência das cicatrizes. Também utilizado no tratamento de olheiras e contorno mandibular. O ácido hialurônico é o principal preenchedor utilizado hoje. O corpo humano fabrica esta substância, capaz de manter as formas e contornos, mas essa produção cai com o passar dos anos. 

Os preenchimentos dérmicos são chamados de “facelifts líquidos”, pois oferecem muitos dos benefícios de um lifting cirúrgico sem o período de inatividade. Embora possam ajudar com a flacidez da pele em excesso, estes preenchimentos faciais adicionam volume e apresentam resultados imediatos a um custo menor que a cirurgia. Estes tratamentos não são permanentes, e são divididos em duas categorias: temporária e semi-permanente. São excelentes para rejuvenescer a aparência da face, mas não param o processo de envelhecimento. Se você quiser uma solução permanente, converse com seu médico sobre facelift e lift de sobrancelhas.

 

TOXINA BOTULÍNICA

A forma cosmética da toxina botulínica é uma injeção não cirúrgica que temporariamente reduz ou elimina linhas de expressão, rugas na testa, pés de galinha perto dos olhos e bandas grossas no pescoço. Também é usada para o reposicionamento das sobrancelhas e para amenizar a transpiração excessiva. A injeção dessa substância bloqueia os sinais nervosos musculares, enfraquecendo o músculo de modo que não se contraia, diminuindo as rugas faciais indesejadas. 

Existem 43 músculos na face e o seu médico irá escolher cuidadosamente os músculos específicos, enfraquecendo apenas aqueles que produzem as rugas, preservando suas expressões faciais. A aplicação leva menos de 15 minutos, e o número de injeções dependerá de vários fatores, incluindo as suas características faciais e a extensão das rugas. Os resultados são notados dentro de alguns dias, mas pode demorar até uma semana para se ter o efeito completo. Esta melhora normalmente dura cerca de três a quatro meses. Quando os efeitos da toxina botulínica começam a desaparecer, os músculos reagem e as rugas reaparecem. 

 

REJUVENECIMENTO DA PELE

O rejuvenescimento da pele e o resurfacing podem ser realizados de várias maneiras, que vão desde laser, luz, tratamentos baseados em energia a peeling químico e demais métodos não abrasivos. O resultado é uma aparência de pele mais suave, clara e jovem.

Pode ser usado para tratar rugas estáticas (sempre visíveis e não mudam de aparência com os movimentos faciais), rugas dinâmicas (linhas de expressão que podem aparecer como pregas quando a pele não está se movendo, e aprofundar com os movimentos faciais ou expressões), pigmentação como sardas, manchas de sol, melasma, manchas escuras ou demais manchas escuras, cicatrizes, vasos sanguíneos visíveis na superfície da pele, lesões vasculares que aparecem como minúsculas bolhas de sangue ou mesmo um rubor facial constante e perda de tônus da pele.

 

MICROAGULHAMENTO

O microagulhamento trata cicatrizes, especialmente as de acne, estrias, envelhecimento e flacidez, calvície, melasma e drug delivery em geral. Consiste em microperfurações da pele com finas agulhas metálicas. Seu princípio é semelhante ao da acupuntura, porém, localizado e múltiplo, produzindo efeito apenas na área tratada. Seu resultado mais proeminente é a indução de colágeno e de outras fibras naturais na pele, bem como o espessamento da epiderme. A técnica pode ser feita por rollers (mais comum), canetas elétricas ou carimbos.  

Para realizar o procedimento o paciente não deve estar com a pele bronzeada, nem apresentar infecções locais. Câncer da pele na área tratada ou nas proximidades também contraindica a técnica. A recuperação costuma ser rápida, mesmo nos casos de técnica cirúrgica.

 

DRUG DELIVERY

A técnica facilita a entrada e potencializa a penetração de ativos no corpo ou no rosto, reduzindo não só o tempo necessário para que o resultado apareça como o número de sessões do tratamento. O drug delivery permite a entrega eficaz de moléculas terapêuticas em variados alvos da pele. O estrato córneo (camada mais superficial da pele) é a mais importante barreira e o limitante na penetração dos princípios ativos. Para se ter uma ideia da capacidade dessa barreira, apenas cerca de 0,03% de um produto aplicado topicamente consegue chegar nas camadas mais profundas. As microperfurações da técnica de drug delivery têm a função de vencer essa barreira natural, entregando os medicamentos mais profundamente e de forma concentrada. 

O drug delivery é indicado para tratamento de manchas, rugas, flacidez, rejuvenescimento, poros abertos, cicatrizes, estrias, cicatrizes de acne, olheiras e queda de cabelo. Sendo que neste último, usamos substâncias para estimular o crescimento e o fortalecimento capilar. O tratamento deve ser realizado em consultório médico com todos os cuidados de assepsia e esterilização.

 

BIOESTIMULADOR DE COLÁGENO

O procedimento consiste na injeção de substâncias específicas (como a hidroxiapatita de cálcio ou o ácido poli-L-lático) em pontos estratégicos para dar firmeza a pele. Pode ser injetado no rosto, pescoço, colo, braços, coxas, abdome e demais regiões avaliadas pelo médico. Ocorre um estímulo da produção de colágeno, promovendo um efeito rejuvenescedor, tratando rugas e flacidez de forma natural e progressiva.

 

Um dos bioestimuladores mais conhecidos do mercado é o ácido polilático, que age através da injeção tanto na via supraperiostial (região do maxilar), subdérmico ou na própria gordura, ancorando os tecidos, dando firmeza à pele. 

 

CENTRO PROFISSIONAL LUIZ OSÓRIO DE ALMEIDA

Rua Dona Laura, 414. Sala 501

Rio Branco – Porto Alegre/RS

(51) 99216.8470 | (51) 3533.3968

  • icone.whats.branco
  • Facebook - dra Mariana B Cioffi
  • Instagram - dra Mariana B Cioffi

@2020 DRA. MARIANA BERARDI CIOFFI

Todos os direitos reservados