A abdominoplastia está entre os procedimentos preferidos para quem deseja ter uma melhor aparência da sua região abdominal.

 

Embora o procedimento seja feito principalmente para fins cosméticos, requer um certo nível de preparação antes que o procedimento ocorra.

 

Para saber como se preparar para a abdominoplastia, confira as dicas que preparei abaixo.

 

Por que fazer uma abdominoplastia?

A área da barriga é muito difícil de recuperar após grande perda de peso ou gravidez. Muitas pessoas, principalmente mulheres que foram mães e sofreram distensões musculares, chegam a um limite em que a dieta, por mais rigorosa que seja, não produz nenhuma melhora. 

 

Nem o exercício, que fortalece os músculos retos do abdome, pode repará-los se estiverem tensos. São pessoas de peso normal que perderam o contorno corporal devido à mudanças da cintura e que têm excesso de tecido na região.

 

Nesses casos, a abdominoplastia é a melhor solução para recuperar uma figura esbelta e dar fim à flacidez do abdômen. 

 

Apesar de cada caso ser único e exigir maior ou menor remoção de tecido (gordura e/ou pele), os cuidados antes e após a abdominoplastia são sempre necessários.

 

Leia também::: Quando uma cirurgia combinada é indicada?

 

Como se preparar?

Em primeiro lugar, o paciente deve se preparar fisicamente para o procedimento. Ao mesmo tempo, parar de fumar também é recomendado porque pode afetar o processo de recuperação e também desencadear complicações indesejadas após o procedimento. 

 

Medicamentos anti-inflamatórios, assim como suplementos naturais, devem ser evitados por pelo menos duas semanas antes do procedimento para evitar complicações como sangramento excessivo.

 

Além dessas recomendações, há outras coisas que o paciente deve fazer para se preparar para o procedimento de abdominoplastia. Certos exames serão recomendados pelo cirurgião plástico, e uma reunião com o anestesista será realizada antes da cirurgia. 

 

O paciente deve manter uma dieta balanceada nas semanas anteriores ao procedimento. É essencial não seguir uma dieta rigorosa com baixa ingestão de calorias, pois isso pode tornar o processo de recuperação mais longo. 

 

O corpo precisa estar em boas condições e ter energia, vitaminas e minerais suficientes para se recuperar rapidamente após o procedimento.

 

Apoio pós-cirúrgico

O paciente também é aconselhado a conversar com familiares e amigos sobre o procedimento. Isso é importante por muitas razões. 

 

Em primeiro lugar, o paciente deve pedir para alguém buscá-lo no centro médico após o procedimento para voltar para casa, pois dirigir após a abdominoplastia não é possível ou recomendado. 

 

Além disso, a recomendação é ter alguém em casa com o paciente na primeira semana após a cirurgia, caso ocorram complicações ou o paciente precise de ajuda em coisas diferentes. 

 

Devido ao comprimento da incisão e sua posição na parte inferior do abdome, mesmo tarefas simples, como levantar uma criança pequena do chão, podem ser impossíveis de realizar e são estritamente proibidas. 

 

Por isso é importante ter alguém em casa para te ajudar por alguns dias após o procedimento. 

 

Assista também::: Como é feita a abdominoplastia

 

Faça sua abdominoplastia

Se você sente que precisa de uma abdominoplastia, saiba que o procedimento é bastante seguro e sua recuperação é relativamente simples, permitindo que em no máximo três meses você possa levar uma vida normal.

 

Mas para isso, é preciso dar especial atenção tanto ao pré-operatório, quanto aos cuidados pós-operatórios, para que a cicatrização e sua recuperação sejam a melhor possível.


Espero por fim que tenha compreendido como se preparar para uma abdominoplastia e, caso deseje realizar o procedimento, clique no botão abaixo e agende uma consulta de avaliação!

Agende sua avaliação