Apesar de ser uma das técnicas preferidas para o rejuvenescimento facial, o Botox ainda gera muitas dúvidas, principalmente por conta de alguns mitos criados em torno dele nos últimos anos.

 

Em geral, mitos surgiram do uso em excesso do produto, da falta de técnica e experiência do profissional responsável pela aplicação, ou mesmo pelo desconhecimento sobre seu uso.

 

É por isso que preparei o artigo abaixo, no qual apresento quais os maiores mitos sobre o Botox. Siga a leitura e tire suas dúvidas agora mesmo!

 

1. Botox paralisa o rosto

Um dos mitos mais difundidos sobre o Botox é que ele paralisa o rosto e dificulta a gesticulação. Uma grande mentira! A toxina botulínica não paralisa os músculos do rosto, mas sim relaxa alguns deles.

 

Quando as aplicações de Botox paralisam completamente o músculo, é porque possivelmente foi aplicado excesso. Por isso é tão importante que os médicos o apliquem nas doses e locais certos para relaxar sem paralisar.

 

O efeito que o Botox causa, na realidade, é o relaxamento da força muscular, mas esse relaxamento permite que você continue com a gesticulação de maneira normal e natural, com um resultado muito mais suave. 

 

Ao relaxar os músculos para que eles não se contraiam, a pele não enruga, e assim as rugas de expressão são minimizadas, principalmente as do terço superior, entre as sobrancelhas, testa e pés de galinha.

 

Leia também::: Como fazer o botox durar mais?

 

2. Botox é a causa de rostos inchados e assustados

Outro dos mitos que circulam sobre o Botox é que ele é a causa de rostos inchados e rostos sem expressão. O que precisa ficar claro é que a toxina botulínica não preenche. 

 

Muitas pessoas confundem Botox com preenchedores dérmicos, como ácido hialurônico ou hidroxiapatita de cálcio, que também não deixam o rosto inchado de aplicados de forma correta. 

 

O Botox, como disse acima, relaxa os músculos para suavizar as linhas de expressão, mas não preenche. 

 

3. Botox é perigoso porque é uma toxina

Desde que seja aplicado por um profissional especialista na área, e nas dosagens corretas, o Botox é um tratamento seguro. 

 

Esse mito surgiu pelo fato da toxina botulínica ser a mesma toxina que produz o botulismo, em grandes doses, que causa paralisia muscular. Mas, as doses utilizadas na medicina estética, controladas na quantidade, na distribuição e no intervalo de tempo em cada uma das sessões, não a torna perigosa. 

 

Ao contrário, é um produto de grande utilidade para relaxamento muscular em qualquer uma de suas versões, tanto para rejuvenescimento facial quanto para contraturas musculares oculares.em pacientes com diplopia ou contraturas musculares graves. 

 

4. Seus efeitos são permanentes

A toxina botulínica tem um efeito temporário que dura de 4 a 6 meses. Após esse tempo os músculos recuperam sua atividade habitual sem deixar nenhum efeito colateral.

 

Por isso, a indicação é reaplicá-lo a cada 6 meses para que, nesses dois meses, entre a perda do efeito e a nova aplicação, haja um período de recuperação muscular. 

 

Com o passar do tempo, serão necessárias menos doses em cada sessão, ao mesmo tempo que proporcionarão resultados mais duradouros, mas nunca permanentes. 

 

Leia também::: Botox X Preenchimento facial: quais são as indicações de cada um?

 

Seguro e confiável

O Botox é um tratamento rápido e seguro, proporcionando resultados rápidos. Mas para isso, é fundamental que a aplicação seja feita por um profissional devidamente habilitado e com o conhecimento em anatomia facial.

 

Assim é possível ter os melhores resultados com o uso do Botox e, combinado com preenchedores como o ácido hialurônico, pode proporcionar um rejuvenescimento facial incrível.

 

Gostou do artigo sobre os maiores mitos sobre o Botox? Já tinha ouvido falar deles? Espero ter tirado suas dúvidas e, para mais dicas e muita informação, siga também meu canal do Youtube!