O melasma é considerado um dos muitos efeitos que os raios do sol têm na pele. E dependendo da mancha, ela pode afetar a autoestima da pessoa.

 

O melasma é reconhecido como uma condição que ocorre na pele do rosto e se caracteriza pelo aparecimento de manchas. Além da exposição solar, estudos indicam que os distúrbios hormonais são uma causa relevante, principalmente os vivenciados durante a gravidez e por métodos contraceptivos.

 

Para explicar o que é o melasma, como ele surge, e quais os 3 tratamentos mais eficientes, compartilho com vocês o artigo abaixo. Confiram e tirem suas dúvidas!

 

Como o melasma se forma

As manchas aparecem devido a um aumento na produção de melanina em determinadas áreas do corpo. 

 

A melanina é a substância responsável por dar cor à pele, portanto, sua produção exagerada causará alterações na pigmentação.

 

Essa condição afeta principalmente as mulheres. Além disso, as manchas costumam ser mais visíveis em pessoas com tons de pele claros. 

 

O único sintoma do melasma são as manchas no rosto, especificamente nas bochechas, nariz, testa e lábio superior.

 

É importante notar que as manchas também podem aparecer em outras áreas expostas ao sol, como os antebraços. 

 

Leia também::: Como o envelhecimento afeta o rosto feminino?

 

Como é feito o tratamento

O tratamento do melasma varia de acordo com o tipo, a localização do corpo afetado e a profundidade da mancha, que pode ser:

 

  • superficial ou epidérmica
  • profunda ou dérmica
  • mista

 

Por isso é importante conversar com o profissional de saúde para decidir qual é o tratamento ideal.

 

Uma vez confirmada a presença do melasma, os tratamentos mais eficientes são:

 

1. Peeling 

Este tratamento busca renovar as camadas mais superficiais da pele que são afetadas pelo melasma. 

 

O peeling consiste na aplicação superficial de uma substância química (por exemplo, ácido glicólico). Isso criará uma leve queimadura, que fará a pele se desprender, dando origem a uma nova pele sem manchas.

 

2. Microagulhamento

O microagulhamento é uma técnica que perfura a pele com microagulhas para estimular a produção de colágeno e a circulação sanguínea na pele, que pode ser útil para diminuir algumas manchas na pele, além de reduzir rugas e flacidez do rosto

 

3. Protetor solar 

O protetor solar é o tratamento mais importante para o melasma, pois nenhum outro tratamento será eficaz sem proteger a pele dos raios solares. 

 

O protetor solar deve ser usado com fator mínimo de FPS 30, todos os dias, mesmo que o dia esteja nublado ou a pessoa permaneça em ambientes fechados.

 

Além disso, também é importante evitar a exposição ao sol durante o tratamento das manchas, e se estiver em ambientes ensolarados, é importante reaplicar o protetor solar a cada 2 horas.

 

Leia também::: Microagulhamento: procedimento que combate cicatrizes e estrias

 

Como tratar o melasma na gravidez

Para tratar o melasma durante a gravidez, também conhecido como cloasma, deve-se usar protetor solar diário e hidratantes naturais. 

 

Mas, os produtos devem ser preferencialmente hipoalergênicos e oil free, para que não deixem a pele oleosa e assim evitem o aparecimento de espinhas, também comuns na gravidez.

 

O uso de cremes clareadores ou tratamentos estéticos com produtos químicos, ácidos ou a laser são contraindicados durante a gravidez. 

 

Em casos muito necessários, o ácido azelaico e o ácido salicílico em baixas doses não apresentam risco neste período. No entanto, recomenda-se que qualquer tratamento seja adiado até o final da gravidez e lactação.

 

Da mesma forma, devido às alterações hormonais da gravidez, o tratamento de manchas na pele é difícil, e também é muito provável que elas melhorem naturalmente no final da gestação.

 

Cuide da sua pele!

Como mencionei, a melhor forma de tratar o melasma é evitar que as manchas surjam. E para isso, a prevenção com o uso de protetor solar é a melhor opção.

 

Além disso, procure manter uma rotina diária de limpeza e hidratação da pele. Isso também dará a ela mais brilho e vitalidade.

 

Por fim, espero que tenha compreendido o que é o melasma e quais os tratamentos mais eficientes. E para mais dicas e informações sobre estética e saúde, siga também meu Instagram, Facebook e Youtube!