A colocação de próteses é o desejo de muitas mulheres. Mas é também bastante comum que surja o medo que isso possa interferir na amamentação.

 

Mas para quem tem essa “neura”, já adianto que não precisam se preocupar: a colocação de próteses não interfere de forma alguma na amamentação!

 

E para que você fique ainda mais tranquila, preparei o artigo abaixo com algumas informações, além de quais cuidados são necessários. Vamos conferir?

 

Efeito dos implantes na amamentação

Os implantes geralmente são colocados atrás das glândulas mamárias ou sob os músculos do peito, o que não afeta a produção de leite materno. 

 

No entanto, a localização e a profundidade da incisão usada para a cirurgia podem afetar sua capacidade de amamentar.

 

A cirurgia que mantém a aréola intacta tem menos probabilidade de causar problemas. A aréola é a área escura ao redor do mamilo.

 

Os nervos ao redor dos mamilos desempenham um papel importante na amamentação. A sensação de um bebê mamando no seio aumenta os níveis dos hormônios prolactina e ocitocina. 

 

A prolactina desencadeia a produção de leite materno, enquanto a oxitocina desencadeia a descida. Quando esses nervos se danificam, reduz a sensação.

 

As incisões feitas sob a mama ou através da axila ou do umbigo têm menor probabilidade de interferir na amamentação.

 

Leia também::: Como acontece a cicatrização após cirurgia plástica? 

Motivo das próteses

A outra coisa a se considerar é o motivo pelo qual você fez a cirurgia de aumento das mamas. 

 

Se você tinha seios bastante simétricos e de formato regular e queria apenas um pequeno impulso, é provável que não tenha dificuldades para amamentar. 

 

Mas, se você tinha seios muito achatados ou tubulares antes do aumento, pode estar sob o risco de baixo suprimento de leite, independentemente de ter feito a cirurgia. 

 

Isso acontece porque alguns seios não se desenvolvem adequadamente durante a puberdade e, portanto, não contêm tecido glandular suficiente para produzir o leite materno necessário.

 

Você pode amamentar com implantes?

Sim, é possível amamentar com implantes, mas os implantes mamários podem afetar a capacidade da mãe de produzir leite completo. Depende se a mãe terá um suprimento total ou parcial de leite.

 

Também é preciso estar atenta ao tipo de cirurgia envolvida e a quantidade de danos aos nervos ou tecido mamário. 

 

Se há alguma cicatriz nos dutos de leite, e quanto tecido produtor de leite funcional (glandular) está presente antes e depois do procedimento.

 

Como em toda experiência de amamentação, o sucesso também depende de ter as informações corretas sobre a pega, o posicionamento e o manejo da amamentação corretos. 

 

Saber como fazer mais leite materno e querer ter sucesso também são importantes.

 

Leia também::: Cirurgia íntima feminina: quais as opções de tratamento? Quando fazer?

Viva a melhor experiência

O mais importante é saber que a colocação de próteses não interfere na amamentação. É possível viver esta experiência única mesmo com a cirurgia de aumento de seios.

 

Portanto, se você deseja viver sua melhor experiência e ter sua melhor versão, pode seguir adiante com sua colocação de próteses.

 

Mas sempre converse com seu cirurgião plástico para saber qual o modelo e tamanho ideal para seu biotipo.

 

Espero que tenha gostado do artigo e tirado suas dúvidas sobre próteses e amamentação. E para mais dicas e muita informação, siga também meu canal do Youtube!