Você sabe o que cuidar na alimentação pós cirurgia plástica? É comum que as pessoas se preocupem muito com os cuidados pré cirurgia. No entanto, depois que ela acontece é preciso ter muita cautela também.
A escolha dos alimentos pode ajudar a ter uma recuperação melhor. Do mesmo modo, certos alimentos podem dificultar o processo.
Para ajudar você a encontrar os melhores alimentos e ter a melhor recuperação possível, preparei esse conteúdo. Confira:
Mas qual a importância da alimentação para o pós cirurgia plástica?
Durante a recuperação, a boa alimentação influencia em vários fatores, por exemplo:
- As chances de complicações;
- Resultados mais satisfatórios;
- Qualidade do processo de cicatrização;
- Recuperação mais rápida;
Portanto, para alcançar esses benefícios é preciso que o paciente avalie a quantidade de comida como também a qualidade dos alimentos. Mas quais são os alimentos ideais? Confira:
Veja quais alimentos podem ajudar você no pós cirurgia e o valor delas:
Vou listar alguns dos alimentos mais indicados para ajudar na recuperação pós cirurgia. Mas lembre-se: quem sabe a dieta ideal para você é o seu cirurgião.
-
Frutas vermelhas:
Morango, amora, mirtilo, framboesa… Todos esses alimentos vão ajudar na recuperação. Isso porque eles são ricos em antioxidantes, o que melhora a circulação sanguínea.
Assim é possível reduzir as ocorrências de inflamações no pós-operatório. Além disso, esses alimentos aumentam a imunidade e previnem infecções.
-
Alimentos ricos em ferro:
É preciso garantir que você irá consumir a quantidade adequada de ferro. Isso é importante para ajudar a prevenir a anemia e reduzir as chances de má cicatrização.
Por isso, opte por uma dieta com alimentos como aves, peixes, feijão, lentilha, ervilha e ovo.
-
Peixes:
Nem todas as gorduras fazem mal para o corpo. Algumas delas, inclusive, são benéficas para a recuperação de uma cirurgia plástica.
Alimentos como peixes ajudam na cicatrização e minimizam reações inflamatórias.
Além de peixes, alimentos que sejam ricos em ácidos graxos, ômega 3 e óleos vegetais são muito recomendados. Quais são eles? Azeite de oliva, castanhas e nozes entram na lista.
-
Carnes magras:
Para ajudar na síntese do colágeno, carnes magras são muito importantes. Elas também vão ajudar na cicatrização.
Peito de frango e filé mignon são algumas das melhores opções para esse período.
Leia mais:: Queloide no pós-operatório: o que é e como cuidar?
Como deve ser a primeira alimentação pós cirurgia:
A primeira refeição depois de uma cirurgia plástica deve ser leve. De preferência, deve ser líquida ou pastosa. Isso vale para toda cirurgia.
No entanto, cirurgias como rinoplastia, mentoplastia e lifting facial têm cuidados extras. A primeira alimentação depois desses processos deve ser de morna a fria. Além disso, precisa ser fácil de mastigar.
Hidratação também é fundamental para o pós cirurgia:
Não é apenas a alimentação que faz diferença para ter uma boa recuperação. É com a ingestão correta de água que o organismo fica até mesmo mais forte.
Além do mais, manter-se hidratado reduz as chances de uma cicatriz de aparência indesejada. Então, lembre-se de ingerir de 2 a 3 litros de água por dia.
Seguindo todas essas dicas e tomando cuidado, com certeza sua recuperação será ainda melhor!
Gostou desse conteúdo? Então não deixe de conferir o meu canal no YouTube e saber ainda mais sobre os processos e cuidados necessários para uma cirurgia plástica de sucesso.