Depois do rosto, é o abdômen que causa mais problemas com a autoestima das pessoas. E nessa região, o procedimento indicado é a abdominoplastia. 

 

Afinal, a medida que passamos por mudanças físicas normais, como parto, flutuações de peso e o processo de envelhecimento, o excesso de pele e gordura encontram uma maneira de se acumular em torno de nossa cintura. 

 

Infelizmente, como muitas pessoas descobrem, os exercícios e a dieta alimentar podem não ter sucesso em recuperar a cintura curvilínea de nossa juventude. 

 

Além disso, mesmo pessoas com peso corporal e proporções normais podem desenvolver um abdômen que se projeta ou é frouxo e flácido. As causas mais comuns incluem:

 

  • Envelhecimento
  • Hereditariedade
  • Gravidez
  • Cirurgia 
  • Flutuações significativas de peso

 

O que é a abdominoplastia?

Em síntese, a abdominoplastia remove o excesso de gordura e pele da região do abdômen. Além disso, na maioria dos casos, também restaura músculos enfraquecidos ou separados, criando um perfil abdominal mais liso e firme.

 

A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico importante que requer semanas para cicatrizar. Dessa forma, os pacientes devem esperar que sua recuperação leve de duas a três semanas. 

 

É normal sentir dor moderada durante os primeiros dias, embora isso melhore de forma constante. É vital reservar um tempo para se concentrar no descanso e na cura. 

 

Mas além do que simplesmente tirar uma folga do trabalho, os pacientes com abdominoplastia precisarão de ajuda nas tarefas domésticas. 

 

Atividades físicas extenuantes também precisam ser adiadas por pelo menos quatro a seis semanas.

 

Leia também::: Como é feita a lipo enzimática de papada? Saiba tudo sobre o procedimento

 

Não substitui a perda de peso

Importante sempre frisar que abdominoplastia não substitui a perda de peso ou um programa de exercícios apropriado. Embora os resultados sejam tecnicamente permanentes, o resultado positivo pode ser bastante diminuído por flutuações significativas em seu peso. 

 

Por esse motivo, os indivíduos que planejam uma perda substancial de peso ou as mulheres que podem estar pensando em engravidar no futuro devem adiar a abdominoplastia.

 

Esse procedimento não corrige as estrias, embora elas possam ser removidas ou um pouco melhoradas se estiverem localizadas nas áreas de excesso de pele que serão retiradas.

 

O que esperar da pós-cirurgia

A recuperação de qualquer tipo de abdominoplastia leva de duas semanas a dois meses. No entanto, se você tiver uma quantidade substancial de pele e gordura removidas, você deve esperar uma recuperação mais longa.

 

A cicatriz abdominal pode não desaparecer significativamente até um ano após a cirurgia. Mantê-la protegido do sol pode ajudar na cura. 

 

Você precisará usar uma cinta de compressão por baixo das roupas durante o período de recuperação para controlar o inchaço.

 

Nas semanas após a cirurgia de abdominoplastia, você deve evitar atividades extenuantes e levantar objetos pesados. Você também não poderá dirigir por pelo menos um mês.

 

Depois de obter a permissão do seu médico, você pode voltar ao trabalho e começar a se exercitar. 

 

Resultados duradouros

Como qualquer cirurgia, uma abdominoplastia apresenta riscos. Isso inclui sangramento, infecção e complicações da anestesia. 

 

Mas em geral, este é um procedimento muito seguro. Ainda assim, sempre discuta os riscos potenciais com seu cirurgião antes de decidir fazer o procedimento. Ele poderá tirar todas as suas dúvidas e falar sobre os resultados esperados.

 

Portanto, uma das vantagens da abdominoplastia é que os resultados serão permanentes após o procedimento. Mas, para isso será necessário que você mantenha um estilo de vida saudável e não volte a ter grande ganho de peso, que possa afetar a aparência do abdômen.

 

Espero ter tirado suas dúvidas sobre a abdominoplastia, e o que esperar após a cirurgia. Mas caso queira seguir recebendo dicas e informações, me siga no Facebook e Instagram!